X

Notícias

30/07/2024

BFB e FNP em prol da eficiência e competitividade na gestão das cidades

A diretora executiva do BIM Fórum Brasil (BFB), Raquel Ribeiro, e a conselheira do BFB e diretora da GAPS – Gestão, Arquitetura e Projetos Sustentáveis, Alessandra Beine, marcaram presença no evento da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizado na manhã de hoje (30), em formato online. Na pauta, a desburocratização e digitalização do licenciamento urbano.

Com o objetivo de impulsionar a eficiência e a competitividade das cidades brasileiras, o evento, que também contou com a participação de Águeda Muniz, diretora de relações institucionais da Ambiental Ceará, abordou as iniciativas de modernização dos processos de licenciamento urbano, destacando a implementação da metodologia BIM.

Alessandra Beine iniciou a sessão, apresentando o “Construa Brasil” e as soluções que estão sendo entregues pelo projeto, que visa à continuidade da modernização do setor AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações). Entre os destaques, falou sobre os guias orientativos de boas práticas para obtenção de alvará e para Código de Obras e como essas publicações foram planejadas e executadas, ressaltando a importância delas para o setor.

Em sua apresentação, Raquel falou sobre o potencial do licenciamento digital da construção e os passos necessários para sua implementação, apontando que a digitalização enfrenta desafios devido a processos fragmentados e burocráticos, que resultam em prazos de 12 a 18 meses para a emissão de licenças. “Com o licenciamento digital, é possível obter alvarás e habite-se em menos de 30 dias, melhorando o ambiente de negócios”, afirmou ela, exemplificando casos de sucesso, como a análise automatizada de projetos em IFC para licenciamento de obra; o Projetec, que conecta universidades e municípios; e a Estratégia BIM do FNDE, todos eles demonstrando a eficiência e os benefícios do uso da tecnologia na desburocratização e agilidade dos processos de construção.

Finalizando, Raquel destacou o panorama positivo do avanço do BIM no Brasil e reforçou a disposição do BFB em apoiar essas iniciativas. Também enfatizou a parceria com a FNP, que se compromete a trabalhar em conjunto para apoiar os municípios na digitalização dos processos de licenciamento urbano.

Por sua vez, Águeda compartilhou a experiência do estado do Ceará no contexto da desburocratização e digitalização do licenciamento urbano, mencionando os projetos Fortaleza Competitiva e Fortaleza Cidade Sustentável, além do Fortaleza Online, que promove o licenciamento imediato. Para ela, o sucesso dos projetos está no planejamento, que teve foco no cliente, coleta de dados precisos, uso de tecnologias avançadas e mensuração de resultados, para melhorar a eficiência dos processos.

Tendências para as Cidades

O evento faz parte da série de webinários “Tendências para as Cidades”, organizada pela FNP, que objetiva debater a construção de políticas públicas municipais alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mediado por Ingrid Freitas, gerente de assuntos jurídicos da FNP, o painel proporcionou um panorama geral sobre o licenciamento urbano e explorou iniciativas que reforçam a importância de práticas modernas e simplificadas para as cidades.

Para conferir a íntegra do evento, acesse aqui.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).