X

Notícias

31/07/2024

Guia de Objetos BIM: um passo importante para a Indústria de Materiais de Construção

Mais uma entrega importante do BIM Fórum Brasil para o setor AECO. Hoje (31), ocorreu o lançamento do Guia de Objetos BIM para a Indústria de Materiais de Construção, em evento realizado na FIESP, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal do BFB no YouTube. A publicação foi pensada para melhorar a comunicação entre a indústria e a Construção Civil, facilitando o planejamento de empreendimentos com projetos executados em BIM. 

Para falar sobre a iniciativa, participaram os conselheiros do BFB, Humberto Farina e Eduardo Toledo, além de  Leonardo Santana, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que é correalizadora do projeto. Também estavam presentes Laura Marcellini, representante da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), entidade apoiadora do guia, e Alex Roda, consultor da iBIM. 

Iniciando as apresentações, Farina explicou a missão do BFB em relação à disseminação do BIM e frisou a importância da parceria com a ABDI e a Abramat para que o guia fosse uma realidade. Também destacou a necessidade de uma comunicação eficiente entre a indústria e o setor de construção, ressaltando que os objetos BIM são essenciais para o planejamento das obras. “O que antes era feito com planilhas e levantamentos manuais, agora pode ser realizado de forma integrada com os objetos BIM. Este guia objetiva acelerar a conexão da indústria com a construção”, afirmou o conselheiro do BFB.

A importância das bibliotecas BIM também foi o ponto focal da fala de Leonardo Santana, da ABDI, que apontou a produtividade como o grande benefício de integrar produtos modelados ao universo BIM no setor de materiais de construção. “Estamos satisfeitos com o lançamento deste guia e temos a certeza de que vamos sensibilizar o mercado sobre essa necessidade”, disse ele.

Na perspectiva da ABRAMAT, Laura falou sobre a inexorável modernização do setor e a importância da digitalização. “Participamos da elaboração da Estratégia BIM BR e sabemos que a digitalização é um caminho necessário. Este guia é importante para informar a indústria sobre como codificar seus produtos de maneira compatível com as ferramentas digitais”, comentou ela.

Na sequência, o conselheiro do BFB, Eduardo Toledo, falou sobre o conceito de BIM, focando na questão do conjunto de processos, frisando o uso e a criação dos objetos, destacando suas vantagens na visualização de projetos e na automação de processos. Também citou que o guia foi desenvolvido em conformidade com as Normas de Objetos BIM, fornecendo diretrizes claras para a criação de suas bibliotecas.

Para encerrar o evento, Alex Roda, da iBIM, apresentou a estrutura do guia, que está dividido em três capítulos principais. Ele explicou o conceito de um objeto BIM, os passos recomendados para seu desenvolvimento e como planejar a criação de uma Biblioteca BIM. Segundo ele, esse planejamento ajuda os fabricantes a dimensionar adequadamente suas equipes para o desenvolvimento e a manutenção da biblioteca. Roda também explicou como fazer a gestão das bibliotecas BIM.

Para assistir à íntegra do lançamento, clique aqui

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).