X

Notícias

Primeiro dia do BIM Fórum Conference traz debates sobre inovações e futuro da transformação digital

O primeiro dia do BIM Forum Conference 2024 mostrou a importância da temática BIM para o setor AEC. Com mais de 1.400 participantes inscritos, os painéis e salas técnicas estavam lotadas de especialistas e profissionais da indústria da construção civil para discutir o panorama e o futuro do BIM no Brasil. 

Na abertura do evento, o presidente do BIM Fórum Brasil Rodrigo Koerich, juntamente com Rafael Codeço, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC; Renato Correia, presidente da CBIC; Vinicius Marchese, presidente do Confea; Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU-BR; Rodrigo Navarro, presidente da Abramat; Camila Pimenta, diretora do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil; Newton Cavalieri, representante do Sinicesp na Fiesp; Leonardo Santana, analista de produtividade e inovação na ABDI; e Fábio de Paula Augusto, representante do Sebrae, destacaram a importância da indústria da construção civil para o desenvolvimento do país e ressaltaram o papel do BIM na transformação digital do setor.

Na sequência, o primeiro painel, intitulado “A Nova Estratégia BIM-BR”, abordou a nova Estratégia Nacional de Implementação do BIM (BIM-BR), que visa ampliar a adoção desta metodologia em todo o país. Os participantes discutiram os objetivos da estratégia, os desafios a serem superados e as oportunidades que ela oferece para o setor.

Depois, foi a vez de Bilal Succar, diretor da Change Agents AEC, apresentar os principais papéis e competências necessários para o sucesso da transformação digital na construção civil. O especialista enfatizou a importância de investir na qualificação profissional e no desenvolvimento de novas habilidades para atender às demandas do mercado.

Outro destaque foi o painel “Conhecendo a buildingSMART”, que apresentou a organização internacional responsável pela padronização do BIM. Com a participação dos diretores da buildingSMART International, León Van Berlo, Céline Bent e Aidan Mercer, foram apresentados os benefícios de se tornar membro da buildingSMART e como a organização pode ajudar as empresas e profissionais a adotarem o BIM de forma eficaz.

A pesquisa de macro adoção de BIM no Brasil, realizada pela Change Agents AEC, também foi apresentada no evento, com a participação de Bilal Succar, Mohamad Kassem, da Universidade de Newcastle,  Eduardo Toledo, do BFB e da USP, Cristiane Magalhães, da Firjan, Sergio Scheer, do BFB da UFPR, e Stefania Corrêa, da Concremat. O resultado revelou que o nível de adoção do BIM no país ainda é baixo, mas está crescendo rapidamente. Os participantes discutiram os fatores que impulsionam a adoção do BIM e as medidas que podem ser tomadas para acelerar esse processo.

No painel “BIM no Canteiro de Obras”, foram abordados os desafios e oportunidades da implementação do BIM nas obras, com os participantes da Verum Partners, SGP+, Sondotécnica e EGTC Infra compartilhando suas experiências e apresentando boas práticas para o uso do BIM na fase de execução dos projetos.

Em outra palestra, Nicolas Mangon, VP da Autodesk, discutiu o futuro da inteligência artificial (IA) na indústria da construção civil, apresentando exemplos de como esta tecnologia está sendo utilizada para melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos projetos.

Depois, Sâmara Melo, da CCR, Luciana Loures, da Verum Partners, o arquiteto Dudu Ribeiro e a consultora Márcia Dóring falaram sobre a implementação da ISO19650 nos empreendimentos. O Painel abordou os desafios e oportunidades da implementação da norma, que estabelece os princípios e requisitos para a gestão da informação da construção. Foi discutido como a norma pode ajudar as empresas a implementar o BIM de forma eficaz.

Encerrando o dia, a palestra “Digital Twins in the Built Environment: insights into organisational adoption and construction site applications”, com o Mohamad Kassem, discutiu o conceito de gêmeos digitais e como eles podem ser utilizados na indústria da construção civil. O professor apresentou exemplos de como os gêmeos digitais estão sendo utilizados para melhorar a operação e a manutenção dos edifícios.

O primeiro dia do BIM Forum Conference também teve as salas técnicas bastante disputadas, com palestras que envolveram desde BIM em obras públicas e privadas, até contratação em BIM, gestão de modelos BIM e aplicação de BIM, passando por realidade virtual e aumentada, entre outros temas.  

Hoje (28), acontece o segundo e último dia do evento, com mais painéis e salas técnicas, finalizando com chave de ouro, com o resultado do Prêmio Bim Fórum Brasil, que reconhecerá as melhores práticas BIM em seis categorias: contrutor, contratante privado, contratante público, projetistas, fornecedor e academia.

O BIM Fórum Conference é uma realização do BIM Fórum Brasil e conta com o patrocínio do Sebrae Nacional; Caixa, Governo Federal – União e Reconstrução; patrocinadores ouro: Autodesk; Alto QI; Andrade Gutierrez; BIMcollab; CadTechnology; Construtivo; EGTC Infra; Graphisoft; TOTVS; Verum Partners; além dos patrocinadores prata: Autodoc, Hexagon; e Sondotécnica; e com o a poio do CREA-SP/Confea/Mútua-SP e Modern Construction Show.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).